Animais têm consciência, afirmam neurocientistas


"Hummmm... Interessante!..."

Neste sábado, durante a Francis Crick Memorial Conference na Universidade Cambridge, Inglaterra, treze cientistas assinaram uma declaração afirmando que alguns animais, tal como os seres humanos, também possuem consciência. Cães, gatos, pássaros, elefantes, polvos, macacos e golfinhos estão entre os animais apontados pelos estudiosos.

Para o grupo de cientistas, é possível encontrar semelhanças básicas ao analisar o sinal cerebral de humanos e comparalá-los com o de outros animais.

"As evidências mostram que os seres humanos não são os únicos a apresentarem estados mentais, sentimentos, ações intencionais e inteligência", afirmou um dos estudiosos que assinaram a declaração, o físico canadense Philip Low, professor do Massachusetts Institue of Technology, nos EUA, e criador do iBrain, dispositivo que tem o objetivo de ajudar o físico Stephen Hawking a se comunicar convertendo ondas cerebrais em palavras.


iBrain  

O físico Stephen Hawking sofre desde os 21 anos de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo e provoca a morte do paciente alguns anos depois de diagnosticada. Isso faz Hawking o mais longevo entre os portadores dessa doença.


Atualmente ele utiliza um sistema de reconhecimento de voz que interpreta os movimentos musculares de seu rosto, porém, como também está perdendo esses movimentos, resolveu perdir ajuda e, em 2011, deu permissão para que Low utilizasse o dispositivo denominado iBrain criado por ele e desenvolvido pela Neurovigil, do Vale do Silício,  para analisar seu cérebro.
"O iBrain é um sistema que se assemelha a um fone de ouvido e registra as ondas cerebrais por meio de leituras de eletroencefalograma (EEG) a partir da atividade elétrica do couro cabeludo do usuário", diz artigo da BBC Brasil. 

(leia mais sobre o iBrain e outro projeto similar da Intel na BBC Brasil)

Com informações da Exame e BBC Brasil

Um comentário:

  1. Venho aqui convidá-lo a divulgar os posts do seu blog em um novo agregador de notícias...
    www.noticias.googli.blog.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitantes e amigos pelo mundo