A estética do sorriso

Domingão... de chuva! Me acordaram Acordei meio que no tapa e com um mal humor que nem eu me aguento. Alguém falou um sonoro bom dia (não lembro quem) que fez minha cabeça latejar mais do que já estava. - Bom dia? Tá louco? Em que mundo você está? - pensei comigo. Mesmo assim me esforcei e respondi ao "bom dia" da infeliz criatura, acho que mais com um grunhido do que qualquer outra coisa.
Aquele famoso gosto de cabo de guarda-chuva na boca (estou tentando imaginar como surgiu tal comparação) me fez ir direto ao banheiro cuidar da higiene. Maldito espelho! Por que me obriga a ver o que não quero? Tento não olhar a imagem refletida, porém uma força misteriosa me faz perder o controle da musculatura ocular. Na minha frente surge um filhote de avemariacruzcredotresvezes. Que cabelo é esse, meu Deus? E essa marca de travesseiro no rosto? E essa cara de bulldog mal alimentado? PQP! Vai ser feio assim na Cordilheira dos Andes onde ninguém possa ver tal afronta à Criação! A coisa é tão horripilante quanto hilária e isso faz com que eu ria de mim mesmo. Epa! E não é que o riso me deixou menos feio? Será que foi ilusão? Com certeza é defeito do espelho, só pode! Deixa eu ver... com sorriso (legal!)... sem sorriso (putz!)... com sorriso (bem melhor!)... sem sorriso (putz! de novo.)...

Acho interessante como meu cérebro funciona quando estou em estado de semi-dormência (o corpo anda, porém o cérebro continua na cama). Tal como neste momento, a minha capacidade de observação para o óbvio fica muito mais aguçada (Por falar nisso, já notou que as maiores descobertas foram feitas quando os caras estavam dormindo?). Juro que se a minha nova descoberta não fosse assim tão "na cara", eu sairia do banheiro pelado, correndo e gritando eureka! (Por favor, esqueça o que acabei de dizer! Isso seria mais medonho do que o Jô Soares usando fio dental.).

Mas, afinal de contas, qual foi a minha descoberta? Elementar, meu caro Watson! Muito simples: descobri que o sorriso é o que mais afasta o ser humano da bestialidade original. Como assim? Oras, bolas! Nunca reparou numa pessoa nervosa, irritada, irada, cuspindo fogo pelas ventas? Não parece um animal em fúria? Dá medo, não é? E por que dá medo? Porque nos causa uma estesia disfórica (vixe! melhor procurar no dicionário online!) de enorme proporção, isto é, fica tão feia que chega a nos causar repulsa, asco até. E o baixo astral? A mesma coisa, né não? Quem aguenta ficar perto de um indivíduo triste, pessimista, pra baixo? Se você reparar bem, somente os seus iguais. Aí formam duplas ou grupos que se buscam para colocar os lamentos "em dia". Se um diz "a minha vida está uma droga" logo ouvirá o outro dizer "e a minha então! imagina que hoje mesmo...". Aliás, é assim que a lei das afinidades funciona. Feios com feios, bonitos com bonitos. Quer saber onde é que mais acontece esse tipo de conversa? Acredite se quiser, mas é nos salões de beleza.

Sinto em dizer, mas não existe salão de beleza nem cirurgião plástico que corrija este problema, mesmo porque ele não é físico e sim um desequilíbrio, um distúrbio da alma. É o instinto animalizado de autopreservação que se sobressai ao mais nobre dos sentimentos humanos: o amor ao próximo e a si mesmo. Daí o sorriso ser o toque especial que ilumina, embeleza, atrai boas coisas. Todos estamos atrás disso, do sorriso que apaixona, que nos faz voltar à vida. Afinal, o que é a tal felicidade senão o sorriso da alma?

Quem sorri vive cercado de amigos. Quem sempre se lamenta ou se irrita fácil, fica sempre de escanteio. Por que será? Está difícil conseguir um bom emprego? Reflita se não está faltando a beleza do sorriso no teu semblante. Olhe-se no espelho e veja a quantas anda a beleza da tua alma. Faça o teste que eu fiz. Sorria e perceba como você fica muito mais atraente. Quem sorri com constância transmite simpatia, otimismo, alegria. Quem não gosta disso? Somente aqueles que têm medo de sorrir para "não mostrar os dentes" e apenas sentem inveja de quem toma a atidude de ser feliz.

Portanto, quer ser uma pessoa linda? Sorria! Isso basta...

4 comentários:

  1. A Mayda me apresentou o blog e vim conhecê-lo. Adorei a criatividade, a redação perfeita, o espírito jocoso para falar de coisas sérias e importantes. Este texto aqui vale ouro. Parabéns!

    Neusa

    ResponderExcluir
  2. Neusa,

    Não sei se o meu texto é tudo isso que li em tuas palavras visto eu não ser nenhum expert em escrita, mas confesso que fiquei muito feliz em saber que este meu estilo meio torto de escrever conseguiu agradar de algum modo pessoas de extremo bom gosto, assim como você e a Máyda. Muito obrigado pelo elogio. Não o vejo como uma massagem no ego, mas sim como incentivo para dar continuidade e aprimorar este esboço que eu chamo de blog. rsrs Espero que meus próximos posts também sejam do teu agrado.

    Beijos no teu lindo coração...

    ResponderExcluir
  3. Muito bom mesmo seu texto. Se bem que você já me falou dele por várias vezes durante anos seguidos.Parabéns pela iniciativa de dividir sua sabedoria com outros.

    ResponderExcluir
  4. Verinha, minha grande amiga!

    Lembro muito bem de ter falado várias vezes pra você sobre este magnetismo maravilhoso que o sorriso empresta a quem o usa com frequência. Não tenho dúvidas que isso lhe proporcionou grandes benefícios pois acompanhei o quanto a sua vida melhorou, mesmo que você mesma não tenha notado. Como sempre costumo dizer, quando o bom conhecimento não é compartilhado, não tem a menor serventia. É como o livro empoeirado em cima da estante: só está servindo para ocupar espaço. Daí eu ter resolvido criar este blog e daí o slogan "dividir para multiplicar".

    Obrigado pelo teu carinho e tua amizade!
    Beijos no teu lindo coração...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitantes e amigos pelo mundo