Curiosity pousa em Marte na segunda-feira e ansiedade impera na Nasa

Curiosity/NASA
A forte ansiedade dos especialistas da Nasa nestes últimos dias não é por acaso. "Sete minutos de terror", diz o artigo no IG, referindo-se ao tempo que a sonda-robô Curiosity (também chamada de MSL, sigla em inglês para Laboratório Espacial de Marte) levará para fazer todas as manobras da aterrissagem no planeta Marte, prevista para acontecer entre domingo (5) e segunda-feira (6), às 2h:31 da manhã (horário de Brasília).

O "terror"  é justificado porque  todo o processo será feito sem qualquer controle dos especialistas sobre o evento, devido a diferença de tempo de 14 minutos da comunicação entre a Terra e Marte. Durante esse período, o controle, segundo o IG, estará a cargo das "500 mil linhas de código de computador que os engenheiros da Nasa programaram para dirigir todos os movimentos" da Curiosity. "Eles só saberão se tudo deu certo no fim das manobras", afirma o artigo.

A sonda, que lembra um jipe, pesa 900 quilos e tem o tamanho de um carro pequeno, entrará na atmosfera de Marte a 21.000 quilômetros por hora para logo após iniciar sofisticados processos de frenagem até que no momento do pouso esteja a uma velocidade segura, abaixo de 3,2 quilômetros/hora.

Devido o peso e o tamanho, o modo de aterrissagem da Curiosity difere das suas antecessoras menores, a Spirit e a Opportunity, as quais usaram a fricção com a atmosfera de Marte e de air bags para pousar em segurança. Ela utiliza um módulo de frenagem por foguetes que é acionado assim que o paraquedas de frenagem é descartado, isso a 1,6 quilômetro de altitude. 

"Doze segundos antes do pouso, cabos de nylon soltarão e baixarão o Curiosity. Quando suas seis rodas tocarem o chão, o jipe cortará os cabos."

 Leia mais na fonte [Último Segundo - IG]


3 comentários:

  1. Deus ajude que consigam encontrar boas coisas para o bem da humanidade.

    ResponderExcluir
  2. Os americanos, apesar de parecerem malucos gastando bilhões de dólares com esse tipo de pesquisa, estão na vanguarda exatamente por causa disso. Depois o mundo paga para eles muitos outros bilhões de dólares com os resultados positivos dos estudos. Não fosse por isso, acho que nem internet teríamos hoje.

    Beijos no coração, amiga linda!

    ResponderExcluir
  3. a operaçao foi um sucesso parabem a equipe

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitantes e amigos pelo mundo