Anvisa libera medicamento que reduz riscos com Aids



Extraído de Isaúde.net

O Truvada está disponível como tratamento para soropositivos em combinação com outras drogas antirretrovirais

Após especialistas sanitários dos EUA apoiarem a aprovação do medicamento Truvada para a prevenção da infecção pelo HIV em pessoas saudáveis em alto risco de contrair a doença, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a comercialização da droga no país. O Truvada está disponível como tratamento para soropositivos em combinação com outras drogas antirretrovirais e foi aprovado pela FDA em 2004.

Um estudo realizado em 2010 mostrou que a droga, produzida pela empresa Gilead Sciences, ajudou a reduzir o risco de HIV em homens homossexuais que adotam comportamentos de risco.

Os resultados da pesquisa realizada com 2.499 homens homossexuais, inclusive 29 transexuais, com idades entre 18 e 67 anos, sexualmente ativos, mas não infectados com o vírus causador da Aids, mostrou que a droga aumentou a proteção contra o vírus HIV de 44% para quase 73%.

Alguns críticos de saúde e grupos ativos na comunidade HIV, no entanto, se opuseram à aprovação da droga.

A oposição à perspectiva de aprovação do medicamento baseia-se em preocupações de que os usuários poderiam ganhar uma falsa sensação de segurança, e no temor do desenvolvimento de uma cepa de HIV resistente ao tratamento.

Em contrapartida, entidades que apoiam a aprovação afirmam que a decisão pode representar um divisor de água para os esforços globais de prevenção do HIV, reduzindo os níveis epidêmicos da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitantes e amigos pelo mundo