Pesquisadores brasileiros têm estudo sobre droga contra câncer de ovário aprovado pelo FDA

Imagem: Corpo Saun
O Food and Drug Administration (FDA), órgão do governo americano que controla e autoriza a comercialização de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, liberou certificado para a pesquisa de um novo remédio que combate o câncer de ovário, mal que atinge 6 mil mulheres por ano no Brasil.

A matéria do Jornal Nacional  afirmou que a boa  notícia veio pela internet e que este tipo de certificação a um laboratório brasileiro é fato inédito. O anticorpo monoclonal, descoberto por um instituto de pesquisa americano, está sendo desenvolvido no Brasil e por enquanto é chamado de HU 3S 193.

Os pesquisadores brasileiros já estão testando a nova droga em seres humanos. Os primeiros testes foram feitos em pacientes que desenvolveram a doença e que já tinham passado por cirurgia, sessões de quimioterapia e ocorreu recidiva, isto é, o retorno da doença. Metade dos pacientes que tomaram os medicamentos não tiveram mais câncer. O oncologista Óren Smaletz disse ao JN que “como ele é mais direcionado para as células do câncer, ele poupa as células sadias. Então, tem menos queda de cabelo, menos náuseas, menos vômitos, menos diarreia, menos efeitos colaterais da quimioterapia convencional”, explicou.

Ainda de acordo com a notícia do JN,  "o anticorpo, quando injetado na paciente, tem como único alvo uma proteína que está na borda da célula com câncer. Ao se juntar a essa proteína, o anticorpo aciona o sistema de defesa do organismo, que passa a produzir anticorpos em série para combater a doença. Sem esse processo, o organismo não reconhece as células cancerígenas".

O medicamento será testado em 280 pacientes com o apoio do governo americano. Graças a esse apoio, acredita-se que a droga poderá estar no mercado dentro de 5 anos.

2 comentários:

  1. Soul meu amigo que boa noticia, principalmente por ser uma droga que não tem tantos efeitos colaterais como a Quimioterapia que é um processo muito doloroso para os portadores do câncer . Vamos torcer para que o novo medicamento tenha sucesso.

    Abraços
    Namastê

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Katia. Só quem conhece alguém que passou por este problema pra saber o quanto a obtenção de uma droga como essa é importante. Devemos também parabenizar os nossos cientistas, cada vez mais na vanguarda de descobertas em benefício do ser humano como um todo.

    Tudo de bom pra vc, amiga querida!

    Namastê

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitantes e amigos pelo mundo