Beleza e deficiência não são palavras opostas - Kica de Castro


Quer saber quem é a modelo da foto?
Leia até o final e tenha uma agradável surpresa

Foto: Kica de Castro/Divulgação
Enquanto as notícias ruins se alastram com extrema facilidade, as boas necessitam de muito esforço para alcançarem posições de destaque na mídia em geral. O fato é que a maioria das pessoas não dão a menor importância se o fato ocorrido merece aplauso. Quando muito, passam o olhar superficialmente sobre o texto e "figuras" para logo depois ir à caça de algum assunto "chocante", do tipo "babado forte". 

Infelizmente nós temos essa queda por "vídeo-cassetadas", acidentes fatais, crimes variados (de preferência os hediondos), ataques terroristas e outras "coisinhas" do gênero. Caiu? Bateu? Atirou? Machucou? Morreu? Ou vira vídeo-cassetada ou notícia sensacionalista. Além destas, também tem aquelas sobre celebridades que normalmente "dão o que falar", mas não contribuem em nada para melhorar as relações humanas.

Talvez esteja aí o segredo da coisa: "dão o que falar". Então, aproveitemos tal segredo para tentar quebrar o paradigma acima porque a notícia abaixo é ótima! Esta sim merece ser muito aplaudida e amplamente divulgada para "dar o que falar" e, desse modo, voltar os olhares da maioria para aquilo que realmente merece ser visto, comentado e, principalmente, imitado.

"Beleza e deficiência não são opostos, diz criadora de agência de modelos

Giovana Sanchez  
Do G1, em São Paulo

Kica de Castro em seu estúdio
(Foto: Giovana Sanchez/G1)
"Aqui, ninguém usa Photoshop", alerta a fotógrafa Kica de Castro para quem entra em seu estúdio, no bairro do Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo. "E sou muito grata à tecnologia HD, que mostrou que todos têm defeitos, ajudou a reassaltar a imperfeição". Kica tem 35 anos e há 12 anos trabalha com fotografia para deficientes. Primeiro, num centro de reabilitação, fazendo fotos de prontuários e fichas médicas. "Era tudo muito frio e eles ficavam inibidos de ter que ficar sem roupa e ser fotografados com uma plaquinha, como numa prisão."

Foi então que ela resolveu dar mais vida para a sala de fotos. "Fui na 25 de março e comprei tudo que você pode imaginar de quinquilharia. Aí, quando os pacientes vinham, fazia quase um editorial de moda com eles, até ficarem a vontade para a foto médica".

Kica percebeu que tudo mudou no seu trabalho, e os pacientes começaram a pedir books de moda. Vendo a demanda, ela começou a pesquisar e viu que a Europa está avançada na moda para deficientes. Após uma viagem para a Alemanha e muita pesuqisa e contatos, ela abriu, em 2007, a "agência de modelos para profissionais com alguma deficiência" que leva seu nome. Hoje ela trabalha com 80 modelos em quase todo o Brasil - menos no Acre e em Rondônia.

Em suas fotos, os aparelhos ortopédicos aparecem como acessórios. "Acho que agora as pessoas estão conseguindo enxergar que beleza e deficiência não são palavras opostas, mas ainda existe muito preconceito", diz ela. Até hoje, ela diz que a agência faz mais trabalhos para fora do Brasil.

Carolina Vieira, uma das modelos da agência de Kika
Foto: Kika de Castro/Divulgação
Para Priscila Menucci, modelo de 91 cm e a menor atriz brasileira reconhecida pelo Rank Brasil, trabalhar com moda foi uma mudança radical na vida. "Passei a cuidar mais do corpo, da pele e a fazer cursos como automaquiagem". E, ao ser questionada como se sente na passarela, ela é categórica: "com 1,90 m de altura, me sinto um mulherão!"

Leia matéria na íntegra no G1

Clicando no link do G1, você poderá ver outras lindas fotos e a entrevista completa com a Kika de Castro.

Ah! Quem é a modelo no topo do post? Está escrito na mesma foto abaixo:

Cleonice Terra, modelo da agência de Kika,
portadora de paralisia cerebral
Foto: Kica de Castro/Divulgação
Que a Kica me perdoe por ter ocultado o nome da Cleonice na outra foto, mas foi por uma boa intenção: mostrar ao leitor que deficiência não é defeito e muito menos feiúra. Note-se que a descoberta da existência de deficiência na modelo faz com que a imagem ganhe muito mais vida e beleza.

É a comprovação da verdade na frase da Kika: "beleza e deficiência não são palavras opostas".

Espero que tenha gostado dessa notícia, mas se não gostou, tudo bem. Mais abaixo na página do G1 tem links para outras...

Um comentário:

  1. Muioto isso é assim que todos devia ver o seu semelhante como a Kika vé mas hj em dia e poucos os que tem esse dom beijos e um boa noite :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitantes e amigos pelo mundo