Candidatos que tiveram contas rejeitadas são barrados das eleições pelo TSE

Foto: Divulgação/TSE
Ministros do TSE reunidos em sessão ontem à noite

Os candidatos com contas eleitorais não aprovadas estão em maus lençóis, pois poderão ser barrados nas eleições deste ano.

Isso se deve ao fato dos ministros do TSE terem aprovado ontem à noite (1) a resolução que trata das prestações de conta nas Eleições 2012, cuja novidade é a exigência de aprovação das contas eleitorais para a obtenção da certidão de quitação eleitoral e, em conseqüência, do próprio registro de candidatura. A decisão foi tomada por maioria de votos (4x3).

A ministra Nancy Andrighi afirmou que “o candidato que foi negligente e não observou os ditames legais não pode ter o mesmo tratamento daquele zeloso que cumpriu com seus deveres. Assim, a aprovação das contas não pode ter a mesma conseqüência da desaprovação”.

Segundo ela, mais de 21 mil candidatos com contas reprovadas estão nessa condição.

Além da obrigatoriedade das contas aprovadas, a nova resolução também define regras para a arrecadação e gastos de recursos por partidos políticos, candidatos e comitês financeiros, assim como para prestação de contas da utilização desses valores, diz o artigo do Correio do Estado.

Leia mais no CORREIO DO ESTADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitantes e amigos pelo mundo