O EPIC (Electronic Privacy Information Center) enviou uma carta à Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, na sigla em inglês) solicitando que ela investigue se as mudanças que o Facebook fez para os perfis dos seus usuários são consistentes com os termos acordados entre a rede social e o próprio FTC.
Segundo a carta do EPIC, "com o Timeline (linha do tempo), o Facebook tem mais uma vez tomado o controle sobre os dados do usuário e as informações que eram essencialmente arquivadas e inacessíveis agora são amplamente disponíveis sem o consentimento do usuário."¹ A decisão exige que o Facebook envie avisos claros e proeminentes aos usuários e a obtenção do consentimento destes antes de alterar suas configurações de privacidade.
A notícia é do próprio site do EPIC.
Por sua vez, o Site Trail, portal especializado em notícias e análises de mídias sociais e sites de tecnologia, traz artigo comentando sobre o assunto e levanta uma suspeita um tanto quanto lógica sobre o motivo do Facebook ter lançado o Timeline. Segue abaixo tradução do artigo na íntegra para que o leitor tire suas próprias conclusões:
"FTC investiga Facebook devido a preocupações com a privacidade do Timeline"
"Não é nenhum segredo que o Facebook está na cama com o governo dos EUA, mas que o relacionamento acolhedor não impeça que ele seja investigado pela FTC e graças a Deus por isso!
Parece que o Facebook terá a FTC respirando em seu pescoço muito em breve, cortesia de um pedido enviado pelo Eletronic Privacy Information Center (EPIC). O pedido visa que se examine o novo recurso Timeline do Facebook que, de acordo com a EPIC, viola a privacidade dos usuários. O EPIC foi muito sério sobre sua posição e declarou que, 'Com Timeline, o
Facebook tem mais uma vez (...)' ¹(veja declaração acima). EPIC quer que a FTC investigue se o Timeline é 'consistente
com os termos do acordo.'
Talvez Facebook não contava com
uma organização como a EPIC estar vigilante, afinal, nenhum cão de
guarda ou outros analistas da indústria fez a ligação entre o lançamento
da Linha do Tempo e o ramping up de serviços de publicidade do Facebook.
Nem qualquer analista anotou o fato de que o lançamento das 'atualizações de bem-estar' Timeline (...) coincide com nova parceria do
Facebook com as empresas farmacêuticas para comercializar produtos
médicos e de saúde relacionados.²
A coisa toda cheira mal, e espero que a transparência do movimento pela EPIC force a FTC para que faça o seu dever. Se Timeline é uma tal violação flagrante de
privacidade, nada menos é aceitável do que sua dissolução.
O Facebook estará vendendo seus 800 milhões de usuários ativos? (...)" ²(grifo nosso)
Fonte: Site Trail
A pergunta que fica no ar é: "será?" Mas como "onde há fumaça normalmente há fogo", melhor não duvidar.
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