Cuidado! Facebook mantém dados excluídos pelo usuário, diz artigo

"Ele está de olho em você"
fonte: Rede Social
Com o título "A rede por trás da rede", artigo postado na Rede Social da Google mostra os perigos que os usuários do Facebook estão correndo ao disponibilizar dados pessoais e até mesmo com conversas que deveriam ser sigilosas.

Segundo ele, todos os dados são arquivados pelo site e mesmo que o usuário os exclua, eles permanecem num arquivo dividido em categorias, cujo total chega a 57.


"Você sabe o que o  Facebook faz com os seus dados? Acompanhe este artigo. Nós vamos abrir seus olhos. Você nunca mais verá a 'rede azul' da mesma forma", afirma o autor.

De acordo com o artigo, o problema supostamente vai além das postagens no próprio site, isso porque a empresa estaria rastreando e também arquivando todas as movimentações na web feitas por usuários e não usuários da rede. Diz ele que:
"Segundo declarações recentes, o Facebook é capaz de criar um log de execução das páginas na web de cada um dos seus mais de 800 milhões de usuário, registrando todo o histórico de navegação dos últimos 90 dias. Além disso, sobretudo, registra as atividades daqueles que não são usuários do serviço, desde o momento que o internauta visita uma página na rede."
 Outra questão apontada pela matéria amplia a gravidade da situação caso ainda esteja ocorrendo: o vazamento de informações privadas de usuários, erro esse inclusive reconhecido pelo CEO da empresa, Mark Zuckerberg.

"De acordo com uma acusação da FTC (Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos) de 2009, o Facebook enganou seus usuários ao vazar informações privadas. O termo de uso da rede social garantia a privacidade dos dados", afirma o artigo.

A matéria mostra ainda o caso de Max Schrems, usuário do Facebook que, após descobrir que a empresa armazenava todos os seus dados, entrou com um processo contra a rede. Segue o vídeo postado pelo autor sobre o caso:


 O autor mostra ainda outras informações, assim como "além da violação de privacidade, o Facebook é acusado de vender dados dos seus usuários", porém, para não me extender demasiadamente, deixo abaixo o atalho para que possa ler o artigo na íntegra:

Clique na Rede Social e boa leitura!




Pois é... como costumo falar aos meus amigos, cuidado com a internet porque ela não é brinquedo não.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitantes e amigos pelo mundo