Pesquisadores criam maior mapa do universo em 3D

O projeto SDSS-III divulgou um vídeo mostrando uma viagem simulada através de 400.000 galáxias

fonte vídeo: esmateria.com

De: esMateria

O Sloan Digital Sky Survey III (SDSS-III), depois de elaborar ao maior e mais profunda fotografia do céu noturno capturada até o momento, agora quer expandir essa imagem e apresentou um mapa tridimensional de galáxias massivas e buracos negros distantes. Este mapa, diz um comunicado de imprensa do Instituto de Astrofísica das Ilhas Canárias que colabora com o projeto, ajudará os astrônomos a explicar dois dos grandes mistérios da ciência moderna: a matéria escura e a energia escura

A colaboração publicou também um vídeo ilustrativo que mostra uma viagem simulada através de parte do universo de galáxias observadas no projeto SDSS. A animação mostra cerca de 400.000 galáxias em suas posições observadas e as imagens reais das mesmas. Cada um dos pontos de luz visto é uma galáxia que contém bilhões de estrelas e planetas.

O mapa em 3D, peça chave para a nona publicação de dados que esta colaboração realizou, está disponível nas páginas
 e 
Entre os conteúdos que se podem encontrar há imagens de 200 milhões de galáxias e mais de um milhão de espectros. Destes, 540.000 correspondem à galáxias que, em sua maioria, não tinham sido estudadas anteriormente e que vemos tal como eram quando o universo tinha metade da sua idade atual, isto é, aproximadamente 13,7 milhões de anos.
Extraído de [esMateria]

Um comentário:

  1. é incrível as coisas que a mente humana é capaz de fazer. Por isso que sou um eterno apaixonado pela ciência.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitantes e amigos pelo mundo