Nanomembrana que aumenta sensibilidade do tato pode ajudar cirurgiões


Nanotecnologia na ponta do dedo.
(Image: John Rogers/University of Illinois at Urbana-Champaign)
fonte: NewScientist
Um grupo de pesquisadores da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, USA, sob a coordenação do professor John Rogers, criou um circuito flexível para ser usado nas pontas dos dedos e funcionar como um tipo de amplificador de sensibilidade ao toque.

Com camadas de eletrodos de ouro de apenas algumas centenas de nanômetros de espessura “ensanduichadas” entre camadas de plástico em poliamida para formar uma “namomembrana”, ele é montado sobre uma dedeira de silicone “permitindo que um lado do circuito fique em contato direto com as pontas dos dedos. Por outro lado, sensores podem ser adicionados para medir a temperatura, pressão ou propriedades elétricas, tais como resistência”, explica um artigo do NewScientist.

Ao tocar um objeto, quem utiliza este dispositivo recebe uma estimulação eletrotátil causada por uma pequena tensão aplicada à pele, cuja sensação é como um leve formigamento. Um sensor controla a potência da tensão de acordo com as propriedades do objeto tocado.

Um dos potenciais de aplicação são as luvas cirúrgicas. Com uma dessas, o cirurgião poderia sentir “a espessura ou a composição do tecido através de suas propriedades elétricas” e que poderia também “esculpir no tecido usando uma frequência de alta corrente alternada fornecida por uma bateria ligada no punho e enviada através da nanomembrana”, disse Rogers à NewScientist.

Além das aplicações em cirurgias, a MC10, empresa que vai comercializar a tecnologia, está testando em animais uma nanomembrana “meia” que, ao ser enrolada no coração, fornece um mapa 3D da atividade elétrica do órgão, “útil no tratamento de arritmia cardíaca”.

O artigo diz ainda que “a MC10 também está usando um dispositivo médico da empresa Medronic para utilizar a membrana dentro do coração, inserindo-a com um balão vazio, o qual depois é inflado para empurrar a membrana sobre as paredes internas do coração.”

Rogers diz que a empresa também está colaborando com roupas esportivas da Reebok, em um produto para esportes de contato a ser lançado até o final deste ano, mas não explicou como ele será usado.

 Com informações da [NewScientist]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitantes e amigos pelo mundo