PF utiliza programa para descobrir fraudes em concursos

fonte imagem: professor Granjeiro (facebook)

A Polícia Federal desenvolveu um programa que compara as provas em concursos públicos e com a análise dos dados obtidos conseguem descobrir se houve algum tipo de fraude, tal como desvios de gabaritos e as famosas "colas".

Com a ajuda desse programa, a PF prendeu 13 pessoas e afastou 62 servidores públicos com supostos envolvimentos em fraudes em concursos, diz a notícia do JN no G1. Ainda de acordo com o portal de notícias, "a suspeita surgiu num concurso da Polícia Federal, em 2009, mas a investigação descobriu fraudes também nas provas da Receitar Federal, da Agência Nacional de Aviação Civil, da Agência Brasileira de Inteligência e da Ordem dos Advogados do Brasil. Em 2010, durante buscas no Rio de Janeiro e em São Paulo, foram encontrados cadernos de testes e gabaritos de provas da PF e da Ordem dos Advogados do Brasil."

Nas provas da OAB,  o programa detectou que 152 candidatos deram respostas idênticas. "A probabilidade de acontecer aquilo na prática, sem fraude, era o mesmo que a pessoa ganhar nove vezes seguidas na mega sena", afirmou o delegado da PF Victor Ferreira ao Jornal Nacional.

Posteriormente, foi descoberto que em São Paulo um dos malotes com as provas que ficaram sob a guarda da Polícia Rodoviária Federal foi aberto por dois policiais da guarnição e que estes tiraram fotos e as venderam para a quadrilha.

 O programa ainda teve a capacidade de descobrir que em todo Brasil 1076 candidatos colaram de seus colegas. A análise para se descobrir isso foi relativamente simples: além das respostas serem iguais, eles estavam sentados lado a lado nas mesmas salas.

"É claro que vamos garantir o processo legal. Mas essas pessoas vão ter que ser julgadas pelos seus atos e vamos certamente ser bastante rigorosos nessa apuração", disse o presidente da OAB Ophir Cavalcante ao JN.

Os advogados que tiverem participado na fraude perderão o direito de exercer a profissão, diz a notícia.
Como informações do JN no G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitantes e amigos pelo mundo