Hy Brasil, a lendária "Terra Prometida" dos celtas e o país chamado Brasil

A Lendária Hy Brasil de Michelle Klautau
fonte: wikia
Em A Lendária Hy Brasil, romance de fantasia da brasileira Michelle Klautau, esse nome é dado a uma terra de um mundo imaginário povoado por elfos. Sua Hy Brasil tem a forma tradicional da ilha mítica e nela convivem deuses e mortais, mas também tem as amazonas, a Cidade do Ouro e outras lendas do Brasil continental, bem como suas dimensões e riquezas naturais.  (fonte: wikia )
Adentrar o mundo do desconhecido sempre foi uma das minhas paixões. Em uma dessas incursões, deparei-me com uma história no mínimo curiosa. Trata-se da lenda celta sobre a existência de uma ilha fantasma próxima à costa da Irlanda cujo nome nos é muito familiar: Hy Brasil.

Esta ilha mítica, originariamente Hy Breasail, também é chamada de Hi-Brazil, Hybrazil, I-Breasil, Brazil, Brazille, Brazir, Brazi, Brazie, Bracil, Bracir, Bacil, Berzil, Braxil, Braxili, Buzille, O'Brasil, O'Brassil e Brisilge, e foi representada em muitos mapas do Oceano Atlântico de 1325 a 1865, nos quais a localização mais usual é a sudoeste da Irlanda. (fonte: wikia)

O que isso quer dizer? Ora... Quer dizer que muito antes do descobrimento do nosso país por Pedro Álvares Cabral, um paraíso lendário chamado Brasil já povoava o imaginário do povo Irlandês e  de muitos navegadores europeus. 

Não esqueçamos que o Brasil tupiniquim recebeu esse nome anos após o seu descobrimento. Antes de Cabral era Pindorama para os índios. Depois, os portugueses o chamaram de Ilha de Vera Cruz (1500)(pensando bem, o termo "ilha" é meio suspeito. rs), Terra dos Papagaios (1501), Terra de Vera Cruz (1503), Terra de Santa Cruz (1503), Terra Santa Cruz do Brasil (1505) e Terra do Brasil (1505). Somente em 1526 é que passou a se chamar Brasil. (fonte: R7)

Coincidência?

Geralmente Hy Brasil era representada nos mapas como sendo circular, com um estreito ou rio central percorrendo ao longo de todo o seu diâmetro, de leste a oeste. Este detalhe é algo bem curioso, pelo menos para nós, brasileiros. Observe o mapa abaixo:

Mapa Prumes de 1553 que mostra  Hy Brasil (círculo dividido) e as
ilhas Maidas (crescente) ao sul da também lendária Frislândia
fonte: wikia
O círculo dividido que representa Hy Brasil não te faz lembrar de algo que conhece bem? Não? Então agora observe o mesmo mapa no qual adicionei o mais importante símbolo do nosso país para uma comparação:


Legal, não é? Vejamos em outros mapas com diferentes datas:

fonte: blog deworde

fonte: blog deworde

Mas, será que a misteriosa ilha serviu de inspiração para os criadores da nossa bandeira?

Embora tenham muito em comum, é muito provável que seja apenas uma (grande) coincidência. A bandeira brasileira, cujo círculo central "coincidentemente" se parece com a representação cartográfica de Hy Brasil, foi instituída em 19 de novembro de 1889, após ser projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos e desenhada por Décio Vilares.

Dois de seus elementos foram copiados da antiga Bandeira do Império desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret, cujas cores amarelo e verde representavam, respectivamente, a Casa de Habsburgo (Dona Leopoldina) e a Casa de Bragança (D. Pedro I).

O círculo central em questão foi colocado onde antes existia a Coroa Imperial, tal como podemos ver nas representações abaixo:



Bandeira do Império (1822)                               Bandeira do Brasil (1889)

Mas... como teria surgido a idéia do globo azul?

Para algumas pessoas, a bandeira teria sido criada à partir de formas geométricas "cabalísticas" que supostamente conferem certos poderes místicos. Laura Botelho, em artigo publicado no seu blog com o título "Hy Brasil! Uma terra prometida", afirma que "Teixeira Mendes reproduziu nossa bandeira baseada nos princípios propostos pelo filósofo maçon francês Auguste Comte, fundador do Positivismo" e que, segundo ela, alguns estudiosos acreditam que "as formas geométricas foram subtraídas de uma mandala, ou seja, a bandeira é uma arqueo-concepção artística da imagem do planeta Terra vista de fora (do universo) para dentro", dando a entender que tal mandala teria algum elo de ligação com a história de Hy Brasil e/ou com alienígenas, sei lá.

As "teorias" da mandala e da influência dos positivistas não têm fundamento, visto que a bandeira atual é cópia da bandeira do Império. O único elemento diferente é o círculo azul com a faixa em branco. A teoria positivista de Auguste Comte influenciou sim os republicanos, mas na bandeira essa influência aparece apenas na frase "Ordem e Progresso", que é uma síntese da filosofia positivista. A não ser que a bandeira imperial também tenha sido criada segundo essa mesma concepção, não é verdade? E isso é possível? Bem... José Bonifácio foi o patrono da maçonaria no Brasil e ele era o braço direito do imperador, D. Pedro I, e também, segundo consta na Casa Imperial do Brasil, colaborou com Jean Baptiste Debret na elaboração da flâmula. Então será que...

Vamos por partes

Antes de adentrarmos nos "achismos", é melhor que tentemos decifrar os elementos em comum nas duas bandeiras: as cores e o losango.

Cores:

Sobre as cores, já falamos mais acima que na Bandeira Imperial o amarelo representava a Casa de Habsburgo (Dona Leopoldina) e o verde a Casa de Bragança (D. Pedro I). (fonte: Casa Imperial do Brasil)

Losango:

Segundo pesquisamos, este é o principal elemento que faz muitos acreditarem que a maçonaria tenha influenciado na criação da bandeira, isso porque o losango supostamente seria um símbolo utilizado pelos maçons. "É verdade que os maçons usam losangos, mas usam os de quatro lados quadripartidos como no pavilhão revolucionário. O que vês aí [na Bandeira Imperial], é um losango uniforme", afirma um artigo do blog Estudos Católicos Monárquicos.

Este mesmo blog elucida sobre o losango segundo a simbologia heráldica: trata-se de um escudo de armas femininas, tal como a que foi usada na bandeira da Brigada Irlandesa dos Bourbons (1692 a 1792), a qual podemos ver abaixo:

Bandeira da Brigada Irlandesa dos Bourbons
fonte: blog Estudos Católicos Monárquicos
Descobrimos ainda que na heráldica o losango tem o nome de lisonja. Segue a citação que a descreve:

"Lisonja: tem um formato em paralelogramo, com os quatro lados iguais. Na heráldica portuguesa e da maioria dos países europeus é o formato de escudo privativo das senhoras que não sejam titulares ou chefes de família. " (fonte: wikipedia)

Então fica claro para nós que o losango amarelo simboliza o escudo de armas femininas da Casa de Habsburgo, representada por Dona Leopoldina. 

Como vimos, não tem nada a ver com mandalas ou com a maçonaria, porém surgiu uma outra curiosa coincidência: o losango deitado possivelmente seria inspirado na bandeira de origem irlandesa e a Hy Brasil faz parte do folclore desse mesmo povo.

Então poderíamos dizer que José Bonifácio, como maçon, teria usado de algum conhecimento sobre esse povo para inspirar Debret? A resposta também é não.

Outra bandeira

Segundo o blog Estudos Católicos Monárquicos, as formas geométricas e as cores da Bandeira Imperial preexistiam há muito tempo num projeto de bandeira para o Reino do Brasil feito pelo próprio Debret, mas a pedido de D. João VI. A idéia seria zombar de Napoleão, a quem D. João VI teria enganado. "Não é de se espantar que Dom João VI tenha escolhido esta forma geométrica [o losango] para fazer do Brasil uma nação maior que a França de Napoleão", diz o artigo do blog. O projeto inicial da Bandeira ficou assim:

fonte: blog Estudos Católicos Monárquicos

Para zombar mais de Napoleão, D. João VI "encomendou de Debret o Brasão do Princípe do Brasil, com escudo em formato inglês, a coroa portuguesa tradicional, e louros amarrados, ou melhor, fumo e café, desenhados e laçados exatamente como nas bandeiras vendeanas abaixo": 

fonte: blog Estudos Católicos Monárquicos


Então o projeto final de Debret ficou assim:

Bandeira do Reino do Brasil
fonte: blog Estudos Católicos Monárquicos

Observe que a única diferença entre a Bandeira Real e a Bandeira Imperial é a cor da coroa. Nesta, ela tem o fundo vermelho e na do Império, o fundo é verde. Isso quer dizer que o decreto de D. Pedro I apenas trocou a Coroa Real pela Coroa Imperial, isto é, a influência de José Bonifácio foi praticamente nula na elaboração da Bandeira Imperial, caindo por terra qualquer idéia de interferência de cabalas e da maçonaria.

A esfera azul

Resta-nos ainda decifrar de como teria surgido a idéia da esfera azul na Bandeira do Brasil. Para tal, o mais lógico é analisar elementos centrais preexistentes no Brasão do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves e no Brasão Imperial:

Brasão do Reino Unido                                           Brasão do Império

Como podemos notar, o Brasão do Reino Unido é circular e tem o fundo em azul e no Brasão do Império existe uma faixa circular em azul com as estrelas que representavam as províncias. Em ambos existe uma faixa em amarelo cruzando o globo. Então, nada mais óbvio que desses símbolos surgisse a inspiração para o círculo - ou globo - em azul com as estrelas representando os Estados da República e a faixa passaria a ser branca, porém em estilo personalizado.

Podemos afirmar então que Hy Brasil não teria influenciado o projeto da Bandeira do Brasil e que, portanto, por se tratar de mera coincidência, o elo místico jamais existiu.

Ainda assim fica uma certeza: que os celtas previram a existência de uma terra que viria a ser descoberta centenas de anos mais tarde; uma terra repleta de riquezas e representações místicas; uma terra que poderá vir a ser um verdadeiro Paraíso caso seus governantes eliminem a corrupção e obtenham a sabedoria e o caráter dos druídas; a "Terra Prometida" chamada Brasil



Saiba mais sobre Hy Brasil:

Fantastipedia (wiki)

Deworde
(em inglês)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitantes e amigos pelo mundo