Google quer usar tecnologia para combater o crime organizado


Jared Cohen, diretor do Google Ideas

A Google lançou um ano e meio atrás o Google Ideas, um espaço para compartilhamento de ideias e iniciativas sobre como a tecnologia pode ajudar a combater "alguns dos desafios mais difíceis" da humanidade. Agora, a empresa quer que este centro de estudos seja utilizado para combater tráficos de drogas, de pessoas, de órgãos e de armas.

Leia o que anunciou ontem (16) Jared Cohen, diretor do Google Ideas, no blog oficial da empresa:

"Google Ideas: aderir à luta contra os cartéis de drogas e outras redes ilícitas

16 de julho de 2012

Violentas redes ilícitas representam um problema de trilhões de dólares que afeta toda a sociedade no mundo e mata centenas de milhares de vidas a cada ano. Por exemplo, mais de 50.000 pessoas morreram nos últimos cinco anos como resultado da guerra em curso no México entre os cartéis de traficantes rivais. Embora os dados sobre este assunto são escassos e pouco confiáveis, em 2003 a ONU estimou o valor do mercado de drogas ilícitas sendo de quase 320 bilhões de dólares, maior do que o produto interno bruto de 88 por cento dos países do mundo, e isso quase 10 anos atrás. É claro que as redes ilícitas, particularmente aquelas que são violentas e coercitivas como as de traficantes de drogas, traficantes de armas e traficantes de pessoas têm impacto devastador tanto humano quanto financeiro em todas as nações. 

Achamos que o Google pode ajudar. Dezoito meses atrás, lançamos Google Ideas com a crença de que o Google está na posição única de explorar o papel que a tecnologia pode desempenhar na luta contra alguns dos maiores desafios humanos no mundo. Nossa primeira área de foco foi contra o radicalismo e, no ano passado, convocamos a Cúpula contra o extremismo violento com antigos membros de gangues, os extremistas de direita, os jihadistas e os militantes, bem como sobreviventes do extremismo violento. Entre os muitos resultados da cúpula foi uma plataforma que nós estabelecemos como um one-stop shop para combater o extremismo violento através de formadores e sobreviventes.

Recentemente, nós expandimos nosso foco para incluir violentas redes ilícitas como o narcotráfico, o tráfico humano, o tráfico de órgãos e tráfico de armas. Acreditamos que a tecnologia tem o poder de expor e desmantelar redes criminosas globais, que dependem de sigilo e discrição para funcionar. E para os últimos meses, temos trabalhado com as pessoas que lutam na linha de frente para obter uma melhor compreensão do que move essas redes e como eles funcionam. 

Esta semana, em parceria com o Conselhode Relações Exteriores e do Festivalde Cinema de Tribeca , estamos convocando Illicit Networks: Forces in Opposition (Redes Ilícitas: Forças de oposição) (ou a cúpula INFO) em Los Angeles, Califórnia. Muitas vezes as redes ilícitas são vistas apenas nos silos daqueles que estudá-los. Esta cúpula tem por objetivo quebrar os silos, reunindo um grande leque de partes interessadas, a partir de sobreviventes do tráfico de órgãos, tráfico sexual e trabalho forçado para os funcionários do governo, dezenas de engenheiros, líderes de tecnologia e gerentes de produtos do Google e mais. Através do encontro, que dura até quarta-feira, esperamos descobrir maneiras que a tecnologia pode ser usada para expor e interromper essas redes como um todo e colocar algumas destas ideias em prática.

Posted by Jared Cohen, Director, Google Ideas"
 Traduzido por nós (eu e o Google)


Ao que parece, as grandes empresas que utilizam a rede estão começando a perceber que podem ajudar muito mais a solucionar os problemas sociais do que apenas ganhar rios de dinheiro. Só nos resta aplaudir tais atitudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitantes e amigos pelo mundo