Astrônomos conseguem observar quasar com precisão sem precedentes

FOTO: ESO/DIVULGAÇÃO

À partir de 3 observatórios,  uma equipe de astrônomos observou o centro da galáxia conhecida como quasar brilhante 3C 279 de forma direta e com uma precisão 2 milhões de vezes melhor que a visão humana, um fato inédito e de grande importância para a astronomia.

De acordo com o Observatório Europeu do Sul, os cientistas conseguiram esta observação sem precedentes ao interligar o Telescópio Atacama Pathfinder Experiment (APEX), no Chile, com o Submillimeter Array (SMA), no Havaí, e o Telescópio Submillimeter (SMT), no Arizona, nos Estados Unidos, utilizando uma técnica conhecida como interferometria Very Long Baseline (VLBI).

O quasar 3C 279 está tão longe da Terra que sua luz demorou mais de 5 bilhões de anos para chegar até o nosso planeta. Ele contém um buraco negro cuja massa elevada é de um bilhão de vezes a do Sol.

Quasares são núcleos de galáxias muito brilhantes e distantes da Terra. Eles têm a massa de milhões de sóis, mas ficam confinados em espaços pequenos como o Sistema Solar.

Leia mais nas fontes:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitantes e amigos pelo mundo