Perigo potencial no ar: avião não tripulado é "pirateado" em pleno voo

fonte imagem: paxchristiusa.org

Pesquisadores da Universidade de Austin, Texas, "hackearam" um drone (aeronave não tripulada) em pleno voo. A experiência objetivou alertar as autoridades norte-americanas para o risco que esses aparelhos controlados à distância possam representar.

Utilizando uma técnica conhecida como "spoofing", a equipe de pesquisadores enviou sinais que enganaram o sistema de dados de navegação por GPS do aparelho e, desse modo, assumiram o seu controle.

Drones são aeronaves não tripuladas, utilizadas principalmente por militares em zonas de conflitos como no Afeganistão e normalmente controladas a partir de um hub localizado a milhares de quilômetros de distância.

Segundo os analistas, esta demonstração apontou os perigos que o uso desse tipo de aeronave pode acarretar, assim como terroristas com algum conhecimento técnico desviar a rota de um deles fazendo-o colidir contra um prédio ou ainda roubá-lo, carregá-lo com explosivos e utilizá-lo como um míssil.

Noel Sharkey, co-fundador do Comitê Internacional para Controle de Armas Robotizadas, disse à BBC que é fácil falsificar sinais não criptografados de um drone. "Qualquer (pessoa) tecnicamente habilidosa poderia fazer isso - o equipamento lhe custaria cerca de 700 libras", afirmou.

Os resultados da pesquisa foram encaminhados para o Departamento de Segurança norte-americano.

Fonte: BBC News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitantes e amigos pelo mundo