Boa saúde com pêssegos, ameixas e nectarinas


COLLEGE STATION - de acordo com novos estudos do Texas Research AgriLife, dos EUA, pêssegos, ameixas e nectarinas têm compostos bioativos com potencialidades para combater doenças relacionadas à obesidade, assim como diabetes e problemas cardiovasculares.


O estudo, que será apresentado na American Chemical Society, na Filadélfia em agosto próximo, mostraram que os compostos de frutas de caroço pode ser uma arma contra a "síndrome metabólica", responsável pela obesidade e suas consequentes inflamações que levam a graves problemas de saúde, de acordo com o Dr. Luis Cisneros-Zevallos, cientista de alimentos do AgriLife  Research.
"Nos últimos anos a obesidade se tornou uma grande preocupação na sociedade, devido aos problemas de saúde associados a ela", disse Cisneros-Zevallos, que também é professor associado na Texas A & M University. "Nos EUA, as estatísticas mostram que cerca de 30 por cento da população está com sobrepeso ou obesos, e estes casos estão aumentando a cada ano em números alarmantes."

Enquanto ele reconheceu que a predisposição, o estilo de vida, a genética e a alimentação desempenham um papel importante na nossa tendência para a obesidade,"a grande preocupação com a obesidade é a doença associada conhecida como síndrome metabólica".

"Nossos estudos mostraram que frutas de caroço - pêssegos, ameixas e nectarinas - têm compostos bioativos que podem potencialmente combater a síndrome", disse Cisneros-Zevallos. "O nosso trabalho indica que os compostos fenólicos presentes em esses frutos têm propriedades anti-obesidade, anti-inflamatória e anti-diabéticos em linhas de células diferentes e pode também reduzir a oxidação de LDL, mau colesterol que está associada à doença cardiovascular."

O que é único para esses frutos, segundo ele, é que a mistura dos compostos bioativos trabalham simultaneamente nos diferentes componentes da doença.

"Nosso trabalho mostra que os quatro principais grupos fenólicos - antocianinas, ácidos clorogênico, derivados de quercetina e catequinas, trabalham em células diferentes - células adiposas, macrófagos e células endoteliais vasculares", explicou. "Eles modulam diferentes expressões de genes e proteínas, dependendo do tipo de composto.

"No entanto, ao mesmo tempo, todos eles agem em diferentes frentes contra os componentes da doença, incluindo obesidade, inflamação, diabetes e doença cardiovascular," explicou.

Cisneros-Zevallos disse que acredita ser esta a primeira vez que "compostos bioativos de um fruto têm sido mostrados para potencialmente trabalhar em diferentes frentes contra uma doença."

"Cada uma dessas frutas de caroço contém grupos fenólicos semelhantes, mas em diferentes proporções todos eles são uma boa fonte de compostos que promovem a saúde e podem complementar o outro", disse ele, acrescentando que sua equipe pretende continuar estudando o papel de cada tipo de composto sobre os mecanismos moleculares e confirmar o trabalho com estudos em ratos.


Fonte: AgriLife

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitantes e amigos pelo mundo