Internet e telefonia 4G no Brasil em 2013

fonte imagem: bomdanet
Segundo notícia do Terra, foi confirmado nesta segunda-feira (5) pela presidente Dilma que o governo tem intenção de promover o leilão do sistema de telefonia de quarta geração (4G) já em maio, o que contraria as pretensões das empresas de telecomunicações para um prazo maior até as licitações.

"Licitaremos, em maio, as faixas necessárias para a implantação dos telefones móveis de quarta geração. Estaremos operando nestas faixas ainda em 2013 nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014", afirmou Dilma.

A presidente disse também que o governo pretende ativar uma rede de fibra ótica de 31 mil km para banda larga, cujo objetivo, segundo ela, é alcançar as capitais dos 27 Estados brasileiros. "Contrataremos, ainda em 2012, a construção de cabos óticos submarinos para ligar o Brasil à América do Norte, à Europa e à África. Essas saídas internacionais serão somadas a um anel ótico sul-americano, cuja implementação foi decidida pelos países que integram a Unasul (União das Nações Sul-Americanas)", disse.

Para entender quais são as vantagens da telefonia/internet 4G, também é necessário ter uma noção de como funcionam as gerações anteriores.

1G, 2G, 2,5G e 3G são siglas/termos que definem as gerações (G) de padrões e tecnologias aplicadas em telefonia móvel (celulares), cujas diferenças podem ser observadas a seguir:

1G - primeira geração: representa os aparelhos analógicos que só podem ser utilizados para comunicação por voz e com qualidade muito variável por causa de interferências. Outra desvantagem é a baixa segurança que proporcionam, já que é relativamente simples escutar ligações alheias através de um sintonizador de rádio assim como a usurpação de freqüência podendo creditar as ligações na conta de um terceiro. (fonte: wikipedia)

2G - segunda geração: a mudança de protocolo da telefonia móvel  analógica para a digital passou a permitir mais conexões simultâneas com a mesma largura de banda além de integrar outros serviços no mesmo sinal, como o envio de mensagens de texto (SMS) e capacidade para transmissão de dados entre dispositivos de fax e modem. A esta mudança se convencinou chamar como 2G. (fonte: wikipedia)

2,5G - segunda geração e meia: degrau de transição entre as tecnologias 2G e 3G, embora o termo "2,5G" tenha sido definido pela mídia e não oficialmente pela União Internacional de Telecomunicações (UIT). Esse termo foi criado para descrever serviços de transmissão mais rápida de dados (banda larga) oferecidos ainda pela tecnologia 2G. (fonte: wikipedia)

3G - terceira geração: as tecnologias 3G permitem às operadoras da rede oferecerem a seus usuários uma ampla gama dos mais avançados serviços, já que possuem uma capacidade de rede maior por causa de uma melhora na eficiência espectral. Entre os serviços, há a telefonia por voz e a transmissão de dados a longas distâncias, tudo em um ambiente móvel. Normalmente, são fornecidos serviços com taxas de 5 a 10 megabits por segundo (Mbps). (fonte: wikipedia)

4G - QUARTA GERAÇÃO: a 4G é baseada totalmente em IP, sendo um sistema de sistemas e uma rede de redes, alcançando a convergência entre as redes de cabo e sem fio assim como computadores, dispositivos eletrônicos e tecnologias da informação para prover velocidades de acesso entre 100 Mbps em movimento e 5 Gbps em repouso, mantendo uma qualidade de serviço (QoS) de ponta a ponta (ponto-a-ponto) de alta segurança para permitir/oferecer serviços de qualquer tipo, a qualquer momento e em qualquer lugar.

O conceito 4G vai muito além de telefonia móvel, já que não pode ser considerada uma evolução dos padrões de telefonia celular, tais como as existentes no mercado até 3G. As novas tecnologias de redes banda larga móvel (sem fio) permitem o acesso a dados em dispositivos que operam com IP, desde handsets até CPEs (equipamentos para conversão de dados para uso em equipamentos finais tais como TVs e telefones). Atualmente há duas tecnologias que são mais exploradas na indústria: WiMAX e LTE (Long Term Evolution), ambas ainda passíveis de definições de uso por questões regulatórias por parte de governos e padronizações nas indústrias de hardware.

Os grandes atrativos do 4G são a convergência de uma grande variedade de serviços até então somente acessíveis na banda larga fixa, bem como a redução de custos e investimentos para a ampliação do uso de banda larga na sociedade, trazendo benefícios culturais, melhoria na qualidade de vida e acesso a serviços básicos tais como comunicação e serviços públicos antes indisponíveis ou precários à população. (fonte: wikipedia)

Como pudemos perceber, a vantagem mais perceptível da 4G é com relação à velocidade de acesso. Com a geração utilizada atualmente, a 3G, o tráfego tem taxas que variam de 5 a 10 Mbps, enquanto que com a 4G as taxas de velocidade de acesso saltam para 100 Mbps em movimento e 5 Gbps em repouso.

Agora nos resta torcer para que as previsões da presidente Dilma estejam corretas. Melhor ainda se a 4G chegar no Brasil antes de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitantes e amigos pelo mundo