Ficha Limpa aprovada para 2012! Parabéns ao povo brasileiro!

fonte imagem: sempreemdia
Uma data que entra para a história: 16 de fevereiro de 2012. Nela, a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal aprovaram, com 7 votos a favor e 4 contra, a constitucionalidade e a aplicação da Lei do Ficha Limpa já a partir das eleições municipais de 2012.

A Ficha Limpa nasceu da forte vontade do povo brasileiro pela moralização na política. Já não se podia mais tolerar que bandidos de toda ordem estivessem no comando das instituições públicas ou que fossem eles a criar leis e fazer acordos políticos que só beneficiavam a eles próprios. Também não se podia mais tolerar a desavergonhada onda de corrupção que assolava e ainda assola o país. Muito menos que elementos com problemas com a justiça pudessem continuar se esquivando dela utilizando a imunidade parlamentar.

A iniciativa se deu por parte da sociedade organizada. Várias entidades se uniram para elaborar o projeto de lei, coletar mais de 1,3 milhão de assinaturas (1% do eleitorado brasileiro) e enviá-lo ao Congresso Nacional para ser votado, amparados pela lei de Iniciativa Popular que permite que 1% do eleitorado do país possa colocar um projeto de lei em votação.

 Este grupo, formado por 51 entitades,  foi intitulado como Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Junto com outro grupo, a Articulação Brasileira contra a Corrupção e a Impunidade (ABRACCI), composta por 78 entidades, acompanhou de perto o desenrolar dos debates no Congresso relacionados à lei Ficha Limpa, sempre atentos e prontos para conclamar a participação popular quando preciso, para que fossem enviadas mensagens via email, telefone e SMS com o forma de pressionar os políticos para que ela fosse aprovada.

Outro grupo, o AVAZZ, uma entidade que participa de ações populares em todo o mundo e por isso é intitulada A Voz do Mundo, também participou ativamente com uma petição online, o que fez com que o número de assinaturas subisse para mais de 2 milhões. Nos momentos cruciais, também participou pressionando fortemente os políticos conclamando o povo a assinar petições com esse fim, entre outras ações.

A partir de agora será muito mais difícil que os corruptos consigam se candidatar e os demais pensarão várias vezes antes de cometer qualquer ato que, caso descoberto, possa torná-los inelegíveis.

Claro que ainda existirão aqueles que conseguirão contornar a lei por meio da ajuda das "forças ocultas", porém, a partir de agora a sociedade está mais atenta e, além disso, o CNJ retomou seus plenos poderes. Isso quer dizer que as "forças ocultas" também terão que tomar muito, mas muito cuidado mesmo antes de se deixar corromper e tentar distorcer a lei para beneficiar corruptos e corruptores.

Enfim, uma coisa é certa: nada disso teria efeito sem a participação massiva dos eleitores, o que provou que o povo tem muito mais força e poder do que se imagina. Quando unidos e organizados, se tornam a vontade da maioria e, modificando um pouco o jargão popular, 

A VONTADE DO POVO É A VONTADE DE DEUS!

PARABÉNS, BRASIL!!!


Para ler a lei na íntegra, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitantes e amigos pelo mundo