Cérebro 'começa a declinar aos 45 anos', diz estudo (BBC Brasil)

"Especialistas querem descobrir mudanças iniciais
no cérebro que indiquem Alzheimer"

fonte: BBC Brasil
Contrariando pesquisas anteriores que sugeriam  o início do declínio cognitivo após os 60 anos, o novo estudo realizado pela University College de Londres (UCL) demonstrou que mulheres e homens pesquisados com idades entre 45 e 49 anos tiveram um declínio de 3,6% no raciocínio.

Para chegar a esse resultado, o estudo durou dez anos, entre 1997 e 2007, e foram avaliados memória, vocabulário e habilidades cognitivas de percepção e de compreensão de funcionários públicos britânicos num total de 7,4 mil pessoas entre 45 e 70 anos (5,2 mil homens e 2,2 mil mulheres). Em indivíduos entre 65 e 70 anos foram percebidos declínio mental de 9,6% entre os homens e 7,4% nas mulheres.

"Os resultados demonstraram uma piora em memória e cognição visual e auditiva, mas não em vocabulário – com um declínio mais acentuado nas pessoas mais velhas", afirma a notícia da BBC Brasil. Isso mostra aos cientistas que a demência é um processo que se desenrola ao longo de duas ou três décadas e que, portanto, não é exclusiva da velhice.

O professor Archana Singh-Manoux, do Centro de Pesquisas em Epidemiologia e Saúde da População, na França, que conduziu a pesquisa na instituição londrina, afirma que "o que precisamos agora é analisar aqueles que experimentam um declínio cognitivo mais rápido que a média e saber como parar o declínio. Algum nível de prevenção definitivamente é possível".

O estudo foi publicado na revista científica British Medical Journal.

Leia mais na fonte BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitantes e amigos pelo mundo