Controladores da NASA festejam sucesso da aterrissagem foto: reprodução/NASA |
Primeira imagem de Marte registrada pela sonda Curiosity foto: reprodução/NASA |
A forte emoção é justificada por causa dos "sete minutos de terror", duração entre a entrada na atmosfera marciana e o momento da aterrissagem, porque, além do pouso ser "cego" devido as manobras serem executadas apenas pelo computador do sofisticado aparelho, existia também a possibilidade de acontecer alguns incidentes que fariam a sonda Curiosity tocar o solo com grande impacto, causando danos irreparáveis e impossibilitando a continuidade da missão.
Devido a distância entre a Terra e Marte, existe um atraso de 14 minutos entre os comandos enviados e as respostas recebidas, ou seja, 7 minutos de ida mais 7 de volta. Portanto, os comandos só puderam ser enviados até 7 minutos antes da entrada e somente 7 minutos após o jipe-robô ter tocado o solo é que os operadores souberam do sucesso do pouso.
Para entender melhor como foi a aterrissagem, assista o vídeo da NASA no qual Willian Shatner explica e mostra a simulação da viagem da sonda, da entrada na atmosfera marciana, do pouso e do que fará após o desembarque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário