Luva eletrônica irá detectar câncer de mama

Foto: Reprocução/Med Sensation
Cientistas da Singularity University (EUA) estão desenvolvendo uma luva que permitirá que os médicos façam o diagnóstico do câncer de mama com mais facilidade. "A idéia é facilitar o trabalho dos médicos em diagnosticar esse tipo de doença e dar às pessoas comuns uma tecnologia confiável o suficiente para fazer o exame por conta própria", diz o artigo da BBC Mundo.

Ela tem quatro sensores: acelerômetro, temperatura, força, som e vibração. Tem ainda um protocolo que permite a transmissão de dados sem fio. Além desses, os pesquisadores estão trabalhando para incorporar sistemas de ultra-som nas pontas dos dedos da luva para que o médico possam monitorar o interior do útero durante a revisão.

"Isso pode ser algo que todos os médicos tenham. Notamos que muitas tecnologias estão colocando os médicos longe do paciente. Muitos passam muito tempo olhando fotos, escrevendo notas, em vez de estar ao lado do paciente", disse à BBC Mundo Andrew Bishara, estudante de medicina de Harvard e um dos criadores do widget.

Med Sensation, uma empresa que desenvolve tecnologias médicas, espera que no futuro todos tenham um dispositivo desses não só para detectar o câncer, mas para diagnósticos de outras enfermidades como, por exemplo, lesões desportivas.

"Acreditamos que a tecnologia de sensores está sendo mais barata e melhor, mais sensível. Como resultado, no futuro, vai ser capaz de incorporar sensores mais do que temos agora, muito mais sensível", disse Bishara.

 
Segundo o artigo da BBC, "o widget é uma das primeiras propostas para desenvolver um tricorder real, a tecnologia utilizada pelos protagonistas da série de ficção Star Trek para diagnosticar doenças."

O sistema está em fase experimental e seus inventores ainda estão trabalhando em um protótipo final antes de iniciar os ensaios clínicos, os quais devem começar em 2013.

[BBC Mundo, Univision]

2 comentários:

  1. Que benção. Deus seja louvado. Obrigada amigo querido pelo carinho de me enviar sempre notícias importantes.

    ResponderExcluir
  2. Eu que agradeço pela sua participação, Aurea!
    Beijo no coração...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitantes e amigos pelo mundo