Pouso de Curiosity em Marte foi um sucesso

Controladores da NASA festejam sucesso da aterrissagem
foto: reprodução/NASA
A NASA conseguiu pousar o jipe-robô Curiosity com segurança no solo de Marte às 2h:33 da segunda-feira (6). No momento que foi confirmado o sucesso da aterrissagem, a alegria tomou conta dos controladores da missão, que festejaram e se abraçaram nitidamente emocionados por aproximadamente 10 minutos.
Primeira imagem de Marte registrada pela sonda Curiosity
foto: reprodução/NASA

A forte emoção é justificada por causa dos "sete minutos de terror", duração entre a entrada na atmosfera marciana e o momento da aterrissagem, porque, além do pouso ser "cego" devido as manobras serem executadas apenas pelo computador do sofisticado aparelho, existia também a possibilidade de acontecer alguns incidentes que fariam a sonda Curiosity tocar o solo com grande impacto, causando danos irreparáveis e impossibilitando a continuidade da missão.

Devido a distância entre a Terra e Marte, existe um atraso de 14 minutos entre os comandos enviados e as respostas recebidas, ou seja, 7 minutos de ida mais 7 de volta. Portanto, os comandos só puderam ser enviados até 7 minutos antes da entrada e somente 7 minutos após o jipe-robô ter tocado o solo é que os operadores souberam do sucesso do pouso.

Para entender melhor como foi a aterrissagem, assista o vídeo da NASA no qual Willian Shatner explica e mostra a simulação da viagem da sonda, da entrada na atmosfera marciana, do pouso e do que fará após o desembarque.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitantes e amigos pelo mundo