Imagens inadequadas no Facebook pode fazer perder aquele emprego

fonte imagem: hypescience
Sabe aquele emprego que tanto sonhou conseguir e para o qual espera ansiosamente por uma resposta? Pode ser que neste exato momento um funcionário da empresa esteja avaliando os perfís que você criou nas redes sociais, principalmente no Facebook.


"Estilo de vida, atitudes e até mesmo a sua aparência nas fotos pode ser importante"

Em um dos maiores estudos sobre a importância dos perfis do Facebook para os que procuram emprego, um grupo de cientistas da Florida International University de Miami, EUA, descobriram que os funcionários das empresas usam cada vez mais as redes sociais para eliminar candidatos inadequados. "Do mesmo modo que os empregadores estão usando o Facebook para monitorar seus funcionários, eles também começaram a usá-lo como uma ferramenta de triagem quando se considera potenciais candidatos", disse a pesquisadora que comandou as pesquisas, Vanessa de la Llama, ao DailyMail.

A equipe entrevistou representantes das áreas de tecnologia da informação, saúde e bem-estar, educação, aplicação da lei (segurança, advocacia), comida e bebida, viagens e publicidade e concluíram que suas descobertas lançaram luz sobre uma tendência crescente.

No entanto, de acordo com o DailyMail, a falta de diretrizes significa que muitas empresas simplesmente seguem um julgamento próprio de quão ruins são as fotos do seu perfil no Facebook. "Esta é uma tendência relativamente nova. Um conjunto padronizado de diretrizes ainda precisa ser estabelecido, pois os empregadores muitas vezes avaliam os candidatos a emprego de uma forma subjetiva."

Os pesquisadores disseram que esperam levar para o debate as questões éticas sobre a prática dos empregadores de usarem o Facebook e outras redes sociais para avaliar os candidatos.

Eles também defendem que é possível que o Facebook sirva para analisar um candidato. "É possível que sua atividade no Facebook seja uma janela perfeitamente aceitável para mostrar uma personalidade."

Dois senadores norte-americanos estão pedindo uma investigação sobre a prática de pedir senhas do Facebook em entrevistas de emprego de modo que os entrevistadores possam "olhar" informações que estejam escondidas do público. A prática, que tem horrorizado os defensores da privacidade, poderia ser contra a lei federal dos EUA.

Segundo o artigo do DailyMail, o próprio Facebook já disse que essa prática - que tem sido documentada em várias organizações americanas - é uma violação dos termos de uso e poderia levar a uma ação legal.

Com informações extraídas do DailyMail

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitantes e amigos pelo mundo