Fifa aprova o uso de duas tecnologias que estavam em teste

Bola com chip e tecnologia de vídeo Olho de Falcão
O International Football Association Board (IFAB), que rege as leis do futebol, aprovou, por unanimidade, o recurso à tecnologia da linha de gol, decisão histórica que dá um primeiro aval da FIFA aos dois sistemas que estavam em teste.

Segunda a FIFA, tiveram a aprovação inicial da Internacional Board o Olho de Falcão, tecnologia por vídeo já em uso no tênis, e o GoalRef, sistema que utiliza um “chip” na bola. “Esta aprovação ainda está sujeita aos testes a ser realizados nos estádios, antes dos sistemas poderem realmente ser utilizados nos jogos, de acordo com o programa de qualidade da FIFA para a tecnologia de gol”, diz o comunicado do organismo.

Os fabricantes do Olho de Falcão e o GoalRef deverão fazer uma série de testes em laboratório e no campo para depois poderem solicitar uma licença à FIFA.

A FIFA esclarece que tais tecnologias não poderão ser utilizadas em outras áreas do campo, apenas para a linha de gol.

O uso da tecnologia da linha de gol será iniciado já em dezembro no Mundial de Clubes. Posteriormente será utilizada na Taça das Confederações de 2013 e na Copa de 2014, estas duas últimas a ser disputadas no Brasil.

O International Board, que rege as leis do futebol e é presidido pelo líder da FIFA, Joseph Blatter, aprovou ainda - e por unanimidade - o recurso de um árbitro e quatro assistentes, depois de dois anos experimentais coordenados pela UEFA, na Liga dos Campeões, Liga Europa e Euro2012, e Confederação Asiática de Futebol, na Taça Presidente. “Foi mais uma decisão unânime que teve em conta o apoio que (os árbitros de baliza) podem dar nos jogos”, frisa o comunicado da FIFA.
 
Competições no Brasil, França, Marrocos e Qatar também serviram para testar, nestes últimos dois anos, o recurso de dois assistentes adicionais.

Ainda foi aprovado também por unanimidade, a utilização, ainda que temporária, do hijab (lenço) islâmico, contanto que tenha a mesma cor do uniforme do time. Esta decisão será reavaliada na reunião do International Board de 2014.
Com informações de Futebol 365

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitantes e amigos pelo mundo