The Telegraph: Iranianos irritados por Ahmadinejad ter sido esnobado por brasileiros



Iranianos raiva Ahmadinejad no Brasil esnoba
Mahmoud Ahmadinejad antes da sua partida do Brasil.
fonte: The Telegraph

Segundo notícia do site The Telegraph, o presidente iraniano  Mahmoud Ahmadinejad "enfrenta embaraço político doméstico depois de sofrer uma série de esnobismos prejudiciais em uma visita ao Brasil, antigo aliado do Irã".

"Tendo orgulho por promover o estreitamento de laços com líderes da América Latina, Ahmadinejad se encontrou visivelmente congelado para fora da Rio+20 na semana passada, com nenhum dos seus colegas líderes se dignar a conhecê-lo", diz a matéria.

 Um iraniano MP (?), "em meio a um clamor de ridicularização da mídia", teria criticado o presidente do Irã por não ter abandonado a viagem quando viu que ele -  e, por extensão, o Irã - estaria sendo tratado de maneira desrespeitosa.

De acordo com o jornal,  o tormento do líder iraniano começou assim que desembarcou no aeroporto internacional do Rio de Janeiro, quando percebeu que altos funcionários de acolhimento do governo brasileiro não apareceram para recepcioná-lo. "Em vez disso, ele foi recebido pelo chefe de meio ambiente do Irã, Mohammad Javad Mohammadi-Zadeh, que tinha voado mais cedo de Teerã para assistir à reunião internacional", afirma o site.

A suposta humilhação teria sido agravada quando a presidente Dilma recusou o pedido de Ahmadinejad para uma reunião "face-a-face" e com o cancelamento de uma recepção com o prefeito do Rio, na qual o presidente iraniano iria "para desvendar um dom (?) de pilares ornamentados que estão em Persepolis - a sede histórica dos antigos monarcas persas".

Para o The Telegraph, "talvez o mais irritante de todos tem sido a resposta de zombaria para uma foto do presidente tirada quando ele está prestes a partir do Rio, que parece enfatizar sua baixa estatura física por estar colocado na presença de robustos e fortemente armados guarda-costas brasileiros".



A nossa opinião é de que o Brasil, por ser um país que preza pela paz mundial e anfitrião de quase duas centenas de chefes de Estado na Rio+20 - praticamente do mundo inteiro -, não poderia se dar ao luxo de promover tratamento diferenciado para qualquer líder visitante exatamente para não cair no erro de gerar situações de constrangimento.

Que nos perdoem os iranianos, mas não creio que houve da parte dos brasileiros qualquer intenção de humilhar o presidente Ahmadinejad, o Irã e o seu povo. Nós, brasileiros, temos como hábito considerar irmãos e a tratar com carinho todos os povos do globo terrestre, inclusive o povo iraniano.

Que a Paz reine no nosso lindo país chamado Planeta Terra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitantes e amigos pelo mundo