Tempestade solar atinge a Terra e poderão ocorrer outras mais fortes até 2014

Erupção solar captada no dia 6 de março

Nesta quinta-feira (8) uma forte tempestade solar chegou à Terra. Diferente do que os cientistas esperavam, ela atingiu o planeta de forma mais amena e o campo magnético que o protege está amortecendo bem a força do impacto. Apesar da NASA ter previsto na noite de quarta-feira que ela poderia atingir o nível "grave", os pesquisadores dizem agora que isso será bem improvável. Ainda assim, é esperado que seus efeitos durem até sexta-feira.

Antes que ela chegasse à Terra, algumas medidas preventivas foram tomadas, assim como mudanças de rotas de vôo por parte de algumas companhias aéreas, evitando-se aquelas de tráfego entre os polos. Até agora não foram registrados problemas em satélites, sistemas de energia e outras tecnologias que normalmente são afetadas por tempestades solares.

Segundo a NASA, espera-se ainda que os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional não sejam afetados pelas radiações que acompanham a tempestade.

Esta tempestade é, provavelmente, "a pior desde dezembro de 2006", informou o cientista da NOAA, Joseph Kunches. Outras poderão acontecer com maior intensidade conforme se aproxime o Máximo Solar, previsto para ocorrer entre 2013 e 2014.

Leia mais na fonte: Última Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitantes e amigos pelo mundo