Estimulação cerebral profunda pode diminuir consequências do Alzheimer

De: NewScientist



O encolhimento do cérebro em pessoas com doença de Alzheimer pode ser revertida em alguns casos - estimulando o tecido degenerado com impulsos elétricos. Além disso, isso reduz o declínio cognitivo associado com a doença.

"É sabido que na doença de Alzheimer  o cérebro encolhe, especialmente no hipocampo", diz Andres Lozano do Toronto Western Hospital, em Ontário, Canadá. Além do mais, as varreduras do cérebro mostram que o lobo temporal, que contém o hipocampo, e outra região chamada cingulado posterior utilizam menos glicose que o normal, sugerindo que estão bloqueadas. Ambas as regiões desempenham um papel importante na memória.

Para tentar reverter esses efeitos degenerativos, Lozano e sua equipe estão aplicando  estimulação profunda no cérebro - enviar impulsos elétricos para o cérebro através de eletrodos implantados.

O grupo inseriu eletrodos no cérebro de seis pessoas que tinham sido diagnosticados com mal de Alzheimer, há pelo menos um ano. Eles colocaram os eletrodos ao lado do fórnix - um feixe de neurônios que transporta sinais para o hipocampo - e os deixou lá, emitindo minúsculos pulsos elétricos 130 vezes por segundo.

A análise dos testes um ano mais tarde mostrou a redução do uso de glicose pelo lóbulo temporal e cíngulo posterior tinha sido revertida em todas as seis pessoas (Annals of Neurology, DOI: 10.1002/ana.22089).

Os pesquisadores já começaram a investigar os efeitos sobre o hipocampo. Na reunião anual da Sociedade de Neurociência em Washington DC na semana passada, eles anunciaram que, enquanto perceberam o encolhimento do hipocampo em quatro dos voluntários, a região cresceu nos outros dois participantes.

"O hipocampo não só parou de encolher, também ficou maior - em 5% em uma pessoa e 8% no outro", diz Lozano. É um resultado "surpreendente", acrescenta.

Os testes mostraram que estes dois indivíduos parecem ter melhora na função cognitiva mais que o esperado, embora os outros quatro voluntários não.

Embora Lozano não tem certeza exatamente como o tratamento funciona, os trabalhos recentes em ratos pela sua equipe sugerem que a estimulação elétrica pode conduzir o nascimento de novos neurônios no cérebro. Estimulação cerebral profunda em ratos também desencadeia a produção de proteínas que estimulam os neurônios a formar novas conexões.

Os pesquisadores estão embarcando agora em um teste envolvendo cerca de 50 pessoas, mas John Wesson Ashford da Universidade de Stanford, na Califórnia, quer saber como será a questão prática da abordagem, pois existem milhões de pessoas com Alzheimer.

Lozano aponta que cerca de 90.000 pessoas no mundo com doença de Parkinson já receberam a estimulação cerebral profunda. A incidência da doença de Alzheimer é apenas cinco vezes maior que a de Parkinson, diz ele. "Se pode ser usada em Parkinson, pode ser usada na doença de Alzheimer."* (NewScientist - 23 November 2011 by Jessica Hamzelou)

 *(Tradução: nossa + o amigo google translator. rsrs)

2 comentários:

  1. Hoje mais do que nunca é um assunto que se tornou rapidamente mais um dos maus do Século, as pessoas sem nenhuma explicação que seja plausível de repente caem doentes acometidas por este mau, conhecer suas nuances e quem sabe uma cura ou estacionamento da doença já é um bom caminho...
    Adorei o Blog...Um grande Abraço...Mimijak

    ResponderExcluir
  2. Verdade, amigão. Obrigado pela participação! Abçs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitantes e amigos pelo mundo