Ferramentas úteis contra vírus e outras para deixar o seu computador sempre ágil

fonte ícone: blog da Carol Bizon
Não sou nenhum expert em informática, porém os muitos anos fuçando usando o computador me ajudaram a conhecer algumas ferramentas importantes para manter a "máquina" livre dos famigerados vírus e funcionando corretamente. Uma das vantagens práticas por utilizar tais ferramentas foi que nunca precisei formatar o Paulo César (PC) apesar do longo tempo de uso, a não ser quando fiz upgrade para dar uma turbinada no bom velhinho (no PC e não no Papai Noel, ok?).

Hoje, ao utilizar algumas, fiquei pensando em divulgá-las para quem vive gastando uma boa grana com técnicos de informática para resolver problemas que poderiam ser evitados com pequenos cuidados e é o que farei agora. Vamos à lista? (clicar nos nomes dos programas direciona diretamente para o download ou para a página onde tem esta opção).

1 - Todo computador precisa ter um bom antivírus, de preferência "de grátis" (free), mesmo que não tenha conexão com a internet, pois os vírus podem invadí-lo por outros meios assim como pendrives e CDs (é tão óbvio que nem sei porque estou falando isso). Depois de testar vários e ler fóruns a respeito, optei por utilizar a versão free do AVIRA. Além de ser considerado um dos melhores do mundo, é "leve", ou seja, não deixa a "máquina" mais lenta quando em atividade. É uma ótima ferramenta para manter os vírus à distância.

2 - Além dos vírus mais perigosos, conhecidos como cavalos de tróia, existem outros chamados de ad-wares, spywares e malwares (clique para saber mais sobre eles) que passam pelos antivírus por estes serem mais específicos para os primeiros. Então é necessário ter um bom programa para retirá-los. Eu particularmente utilizo dois para um melhor resultado, porque pode ser de um deles não conseguir detectar algumas dessas pragas, o que normalmente acontece. Adotei esses depois de pesquisar a recomendação de especialistas e são eles:



3 - Espere! Ainda tem mais! rá rá rá Existe ainda os worms e cavalos de tróia que roubam senha de banco, orkut, MSN, Paypal, etc. Segundo o site Linha Defensiva, "estas pestes são brasileiras e seu principal alvo são os internautas brasileiros, o que torna infecções por Bankers, como são chamadas estas pragas, comuns." Sabe aquele MSN de amigo que fica enviando link a todo momento pedindo pra vc clicar? Pois aí está um exemplo desse tipo de vírus. Para manter meu computador livre desse tipo de praga, utilizo o BANKERFIX. Até onde sei, é o único programa que os retira. Ao clicar no nome, o link remeterá à página do Linha Defensiva para fazer o download e também para que você leia sobre o que é, para que serve e como usar (ele funciona em DOS e por isso o modo de usar é diferente dos outros). Uma das particularidades desse programa é a velocidade em que ele rastreia, detecta e deleta os vírus: super rápido!

4 - Pode ainda acontecer do computador estar com algum vírus de difícil solução, que nenhum dos programas acima possa retirar. Caso isso ocorra, entro em fóruns especializados e peço ajuda (clique para exemplo). Normalmente nestes fóruns vão pedir que façamos um log dos arquivos. Para tal utilizo o HiJackThis V2. Uma vez que descobrem no log algum vírus ou programa suspeito, eles dizem em qual linha que aparece no programa. Então é só marcar na caixinha à esquerda da linha e clicar no "fix" que ele faz a limpeza.

5 - Sempre que navegamos na internet ou utilizamos algum programa de edição de texto, de imagens ou de vídeos, normalmente são criados arquivos temporários (cachês) que vão se acumulando dia-a-dia. Os navegadores usam os arquivos temporários para abrir mais rápido os sites visitados anteriormente. Acontece que com o tempo estes arquivos vão ocupando um grande espaço no HD fragmentando seus dados, o que dificulta a leitura pelo computador deixando-o cada vez mais lento. Por não se tratar de arquivo relevante, comumente chamamos de entulho pois serve mais para atrapalhar do que ajudar. Para retirar esse entulho do PC rapidamente e de modo satisfatório utilizo o Ccleaner da Piriform que é o mais recomendado pelos especialistas.
 Além de limpar o computador, ele ainda tem uma excelente ferramenta para procurar e corrigir erros. É uma ferramenta indispensável.

6 - Com o passar do tempo, de tanto instalar e retirar programas, criar e deletar arquivos e retirar os entulhos temporários, os dados do HD vão se fragmentando e ficam desordenados. A leitura do HD passa a ser feita em saltos, o que deixa o computador mais lento. É necessário de tempos em tempos fazer a desfragmentação do disco o que reordena os programas, colocando os mais utilizados nas primeiras linhas de clusters. Apesar do Windows ter o seu próprio desfragmentador, utilizo o Defragger, também da Piriform, por ser mais ágil e bem mais fácil de usar. Ele desfragmenta e reordena os dados, otimizando o computador.

7 - Tem outro programa da Piriform que utilizo quando preciso saber quais são os componentes físicos do computador (hardware), além de marca, capacidade, temperatura do HD entre outras informações. Quem nunca passou pelo sufoco de ligar para o técnico de informática por causa de algum problema no pc ou notebook e não saber responder nada sobre que existe dentro daquela caixa mágica? Qual é a placa-mãe? Não dá vontade de falar "é a tua"? rá rá rá rá Para não ter mais que pagar esse mico, instalei o Specci. Agora basta abrir o programa que ele diz tudo, desde qual é o HD, a placa-mãe (que não é a do técnico), o gravador, as memórias, até a marca do forno-microondas que tenho em casa (to brincando, mesmo porque nem forno-microondas eu tenho. rá rá rá). Com certeza fica muito mais fácil e ainda você mostra para o técnico que é "fera" no assunto, o que ajuda evitar que ele tente dar um diagnóstico muito mais sério e mais caro do que realmente é. Com certeza vai pensar duas vezes antes de tentar te dar um "chapéu". rá rá rá rá!

8 - O hábito de instalar e desinstalar programas acaba deixando uma série de erros, chaves inúteis e fragmentos de dados que também prejudicam  o bom funcionamento do computador. A ferramenta que uso para resolver esse problema é o MV RegClean 6.0 criado pelo Marcos Velasco (no site de download ao qual o link remete tem mais informações sobre esse programa).

Utilizando os programas citados com certa regularidade o seu velhinho computador terá a agilidade de um novo. A não ser que esteja realmente precisando de um novo. rá rá rá rá!

Faça bom proveito!

2 comentários:

  1. ronan filmesmegavideos24 de novembro de 2011 às 04:13

    ola sou um dos seus amigo na red dihitt , passei para conhecer seu blog , muito nameiro .. se poder vizite o meu tbm e me segue por favor abç
    clica para entra no site e seguir

    ResponderExcluir
  2. Estou seguindo o teu tbm, amigão! Abçs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitantes e amigos pelo mundo